The Mandalorian (Fonte: Reprodução)
The Mandalorian (Fonte: Reprodução)

Assim como o Universo Cinematográfico Marvel possui o vibranium, o universo Star Wars possui o aço Beskar. Mas, se você ficou confuso com a importância do aço Beskar no primeiro episódio de The Mandalorian, isso é totalmente compreensível. Afinal, o aço de Beskar é importante para a cultura mandaloriana, mas a maioria das referências e explicações vem de Rebels e The Clone Wars, séries animadas que os fãs tradicionais talvez não tenham assistido. Entenda o que é o aço que roubou a cena na Disney+.

Aparições iniciais do universo expandido do cânone

Antes de receber o nome “beskar”, o aço mandaloriano e as propriedades da armadura mandaloriana foram mencionados na série da Dark Horse Comics, Tales of Jedi. Mais tarde, a romancista Karen Traviss descreveu uma tonelada da cultura Mandaloriana em um artigo para a revista Star Wars Insider chamado Os Mandalorianos: Povo e Cultura.

Embora todo este artigo de “não-ficção” não seja totalmente canônico, muitos detalhes, incluindo a palavra “beskar”, foram originados lá. Então, sim, um dos principais pontos da trama de The Mandalorian foi basicamente inventado em 2006 para uma matéria de revista.

The Clone Wars and Rebels

Rebels (Fonte: Reprodução)

Em termos de cânone contemporâneo de Star Wars, beskar é um negócio muito maior em The Clone Wars and Rebels.

Nas Guerras Clônicas, uma tonelada de Mandalorianos usava aço de Beskar como armadura. Mas grande parte disso foi finalmente cooptada por Darth Maul quando seu sindicato criminoso assumiu brevemente o planeta Mandalore. Então, quando Maul aparece em Solo, há uma chance muito real de ele ainda estar negociando em Beskar.

Em Rebeldes, a rebelde mandaloriana Sabine Wren, na verdade, ajudou a Aliança a fazer uma super-arma em Beskar. No episódio Heroes of Mandalore, Sabine usa essa arma em uma missão para tentar libertar seu pai das garras imperiais.

O que isso significa para o Mandaloriano?

No primeiro episódio de The Mandalorian, o Imperial (Werner Herzog), que envia o mandaloriano na recompensa misteriosa, oferece a ele um pagamento em Beskar, e promete mais a ele se ele entregar a recompensa.

Quando descobrimos que o mandaloriano é apenas um dos muitos mandalorianos que vivem escondidos, trazer esse pedaço de Beskar de volta ao seu povo é um grande negócio. O mandaloriano encarregado da forja menciona que grande parte do Beskar foi perdida no “grande expurgo”, o que provavelmente significa o expurgo de Jedi, mas também pode se referir a Darth Maul assumindo o comando de Mandalore, ou algo completamente diferente.

O ponto é que o Beskar tem um valor específico para os mandalorianos; é uma parte literal de sua cultura.

Isso torna o mandaloriano titular muito diferente de Boba Fett. Embora Fett usasse a armadura do povo mandaloriano, ele era um solitário. Se Fett tivesse obtido mais Beskar, ele teria guardado para si. Portanto, logo de cara, o modo como Beskar é tratado nesta série dá ao caçador de recompensas titular um senso de propósito e, mais importante ainda, uma bússola moral.