George R.R. Martin (Fonte: Rich Polk/Getty Images)
George R.R. Martin (Fonte: Rich Polk/Getty Images)

O mundo inteiro finalmente saberá como Game of Thrones termina. Assim que a série da HBO exibir seu episódio final em 19 de maio. Os detalhes de como exatamente a saga termina tem sido um tópico de debate e antecipação por anos. Mas o final é mais uma ocasião agridoce para o autor, George R.R. Martin.

Em uma breve entrevista com a Entertainment Weekly, Martin disse que ainda tem pequenos arrependimentos por não conseguir terminar os livros antes da série. Apesar de ter dois romances para escrever, “The Winds of Winter” (Os Ventos do Inverno) e “A Dream of Spring” (Um Sonho de Primavera), todo fã da franquia saberá seu final em maio.

“Eu tenho sentimentos mistos sobre isso”, disse Martin. “Tem sido um passeio incrível. E quase tudo foi ótimo. Obviamente, eu queria ter terminado esses livros mais cedo. Então o programa não tinha chegado antes de mim. Eu nunca esperei isso”.

Quando os showrunners D.B. Weiss e David Benioff assinaram contrato para criar a adaptação para TV de Game of Thrones, eles tiveram uma reunião com Martin. Conforme se sabe, ele soletrou o final pretendido para sua série de livros. Por essa razão, apesar de o programa ter se desviado dos livros de várias maneiras ao longo dos anos, o final da série deve terminar no mesmo lugar do romance final de Martin.

Veja também:

Quem é Senhora Coração de Pedra e porque ela foi cortada de Game of Thrones

Enquanto o fim vai ser estragado, Benioff acredita que ainda haverá muitas surpresas para os leitores nos próximos dois livros. “(A preocupação) costumava ser que os livros estragariam o espetáculo para as pessoas. E, felizmente, isso não aconteceu em sua maior parte”, diz Benioff. “Agora que o programa está à frente dos livros, parece que o programa pode arruinar os livros para as pessoas. Então, uma coisa sobre a qual conversamos com o George é que não vamos dizer às pessoas quais são as diferenças. Então, quando esses livros forem lançados, as pessoas poderão experimentá-los de novo”.

Martin costumava escrever um episódio da série por temporada. Mas decidiu se afastar da produção depois da quarta temporada. Afinal, queria dedicar todo o seu tempo para a obra literária. Weiss disse à Entertainment Weekly que fazer malabarismo com a franquia de livros e a série de televisão era um equilíbrio desconfortável para Martin.

“As diferenças entre o show e os livros tornaram-se difíceis de acompanhar em paralelo”, disse Weiss. “É quase como se ele estivesse em um estranho filme de ficção científica tentando manter dois universos similares. Mas diferentes em sua mente ao mesmo tempo”.

Veja também:

Game of Thrones | HBO lança trailer da última temporada da série; assista

Todo o trabalho de Martin no sexto livro o impediu de ler o que os showrunners tinham reservado para a temporada final do show. “Eu não li os roteiros e não pude visitar o set porque eu tenho trabalhado em ‘Winds‘”, disse Martin. “Eu conheço algumas das coisas. Mas há muito de caráter secundário que eles criarão sozinhos. E, claro, eles me passaram há vários anos. Pode haver discrepâncias importantes. É o fim para muitas pessoas”, concluiu Martin. “Não é o fim para mim. Eu ainda estou aprofundado nisso. É melhor eu viver muito tempo porque tenho muito trabalho a fazer”.

No final da última temporada, os dragões de Daenerys (Emilia Clarke) e seu imenso exército finalmente chegaram em Westeros. Assim, encontrariam Cersei (Lena Headey), que se tornou rainha depois da morte de seus filhos. Enquanto isso, o exército do Rei da Noite (Vladimir Furdik, na 6ª temporada) está indo para o sul, e uma batalha parece ser iminente.

Game of Thrones, baseado na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, estreou na HBO em 2011 e desde então ganhou uma legião de fãs ao redor do mundo que foram cativados pela série medieval. Os produtores executivos da série nessa temporada são David Benioff, D.B. Weiss, Carolyn StraussFrank Doelger e Bernadette Caulfield; os produtores co-executivos são Guymon CasadyVince Gerardis, George R.R. Martin e Bryan Cogman; e os produtores são Chris NewmanGreg Spence e Lisa McAtackney.

Veja também:

Game of Thrones | Teoria de fãs diz que destino de Jon Snow pode ter sido revelado em pôster da 8ª temporada

A oitava e última temporada de Game Of Thrones será exibida em seis episódios de mais de uma hora. A estreia acontece em 14 abril de 2019, na HBO. Contudo, os episódios serão disponibilizados simultaneamente na HBO Go, onde estão disponíveis todas as temporadas já lançadas.