Tudo o que você precisa saber sobre Dragon Ball Z

Nada como repassar alguns dos aspectos que mais atraem os fãs da obra

Publicado em 09/08/2021 00:46
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dragon Ball é talvez o principal nome dentre os grandes títulos do Japão que conseguiram sucesso além no ocidente. O sucesso foi tanto que a obra de Akira Toriyama, conseguiu ter mais cópias vendidas ao redor do mundo do que na Ásia, um feito inédito até então. Pensando nisso, afim de repassar todos os aspectos desse lendária série, fizemos uma análise de tudo o que você precisa saber sobre ela.

Dragon Ball Z | Fonte: Reprodução

O mangá

Dragon Ball é originalmente uma história representada em mangá por sua criador e ilustrador Akira Toriyama, que foi publicada em sua totalidade na famosa revista japonesa Weekly Shonen Jump da editora Shueisha. A série estreou em 1986 e teve seu fim decretado em 1989, totalizando assim 42 volumes e mais de 155 milhões de cópias vendidas no Japão e 240 milhões no resto do planeta. Ao longo desses anos, a história de Toriyama foi acumulando fãs ao redor do mundo se tornando um sucesso de crítica e de vendas, sendo o principal responsável pela “Era de ouro da Jump”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, apesar da história de Dragon Ball nos mangás serem uma só, houve um decisão dentro da produtora do Anime em dividir o mesmo em 2 partes, que por sua vez são : Dragon Ball e Dragon Ball Z. Tendo a primeira apenas 19 volumes e com seu final alcançado na altura do arco de Freeza.

Fonte: Editora Panini

O anime

Além disso, vale acrescentar que tal sucesso possibilitou que a série se expandisse para outras mídias e em Fevereiro de 1986 a primeira temporada do excelente anime produzido pela Toei Animation (One Piece, Naruto) começou a ser exibida. Dessa forma, o sucesso que já era garantido pelo mangá teve um novo combustível levando aos números astronômico e a sua expansão em novas séries.

Ao ver que tal sucesso se espalhava ao redor do mundo, a editora Conrad resolveu adquirir a licença do mangá e começou a publica-lo no Brasil em Maio de 2002. No entanto, o principal expoente do mangá em terras tupiniquins não foi o mangá mas sim o anime, afinal o excelente trabalho feita pelo grupo Álamo, conseguiu fazer com que a dublagem ficasse marcada na memória de cada espectador da série.

No entato, a série que inicialmente foi dublada pelo estúdio Gota Mágica sofreu diversas alterações na sua programação, inclusive foi exibida em múltiplos lugares desde seu lançamento, estreando em Agosto de 1996, sendo exibido pelo SBT no Bom Dia & Cia. Já em 2002, a Rede Globo, que já exibia a série subsequente Dragon Ball Z desde 2001, comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball Z com uma redublagem feita agora sim pela Álamo, finalizando por vez os episódios que faltavam ser exibidos em solo brasileiro.

Goku usando seu modo super sayajin | Fonte: Crunchyroll

Enredo

A história de Dragon Ball Z conta a vida de Son Goku, um jovem garoto com cauda de macaco que vive na Montanha Paozu, baseado no clássico romance chinês Jornada ao Oeste. A série narra desde as suas aventuras quando criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de diversas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando, muitas vezes, uma amizade muito forte com elas, que o ajudam a vencer os vilões da história, enquanto embarca em uma aventura para achar as esferas do dragão.

Ademais vale acrescentar que, afim de deixar a história organizada para os fãs, muitos autores costumam dividir suas histórias em arcos e sagas e no caso de Dragon Ball Z não é diferente. Abaixo estão os arcos da obra:

  • Arco dos Androides
  • Arco do Majin Boo

Filmes

Filmes em animes geralmente são polêmicos por que geralmente coloca-se personagens em situações em que não estariam normalmente, ou contra vilões muito além de seu alcance. No entanto, no caso de Dragon Ball os filmes tem um lugar especial no coração dos fãs de obra, afinal muitos personagens e técnicas foram apresentados durante os filmes, como por exemplo Broly, que foi apresentado no sétimo longa. Confira os filmes da obra:

  • Devolva-me Gohan!!
  • O Homem Mais Forte do Mundo
  • A Árvore do Poder
  • Goku, o Super Saiyajin
  • A Vingança de Cooler
  • O Retorno de Cooler
  • Super Androide 13 Batalha Extrema!! Os Três Grandes Super Saiyajins
  • Broly – O Lendário Super Saiyajin
  •  O Surgimento de Bojack
  • A Volta do Guerreiro
  • O Combate Final: Bio-Broly
  • A Fusão de Goku e Vegeta
  • A Explosão do Golpe do Dragão
  • A Caminho do Poder
A lenda de Shelong foi o primeiro filme da franquia Fonte: Reprodução

Outras mídias

Dragon Ball Z ainda hoje é um grande sucesso, não atoa os fãs da obra de Akira Toriyama estão longe de ver um fim definitivo da história de Goku, afinal seu universo continua a ser expandido nas mais diversas plataformas, desde jogos, chegando a inclusive ter um longa feito por Hollywood em 2009 denominado, Dragon Ball Evolution.

O longa, vale acrescentar foi um grande fracasso de bilheteria e de crítica, chegando inclusive a receber diversas reclamações de whitewashing (Quando hollywood pega uma obra e embranquece seus personagens).

Dragon Ball Evolution foi um fracasso enorme | Fonte: Reprodução

Influência cultural

Conforme citado anteriormente, Dragon Ball Z é considerado um dos principais exemplos da chamada “Era de Ouro da Shonen Jump”, o período entre meados dos anos 80 e meados dos anos 90, quando as vendas da revista estavam em seu auge. Tal sucesso fez com que Goku se tornasse um dos personagens mais conhecidos de toda a Cultura Pop, de tal forma que continua a ter uma grande influência no mundo do anime e mangá até os dias atuais, especialmente sobre a dinâmica da demografia shōnen.

Destaca-se que os autores dos maiores mangás da atualidade, incluindo Eiichiro Oda (One Piece)Masashi Kishimoto (Naruto), afirmaram que Goku inspirou os protagonistas de suas duas histórias. Estes e outros autores contemporâneos japoneses honram Dragon Ball produziram ilustrações dos personagens da série em seus próprios estilos, as artes foram publicadas nas edições japonesa volumes dos volumes no formato kanzenban.

Crossover de duas obras que foram influenciado por Dragon Ball Z Fonte: Toei Animation

No Brasil, Dragon Ball Z atualmente pode ser assistidos na íntegra com legendas e áudios em português através da Crunchyroll.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio