One Piece tem como um dos seus grandes trunfos, a capacidade trazer personagens incríveis em seus flashback e sem dúvida alguma, um dos mais marcantes é Kouzuki Oden. O samurai com seu carisma arrebatador conseguiu não só conquistar o antigo Rei dos Piratas ou mesmo Barba Branca, mas também o coração de cada fã da obra de Eiichiro Oda. Pensando nisso, resolvi trazer todas as referências que Oda usou na construção de Oden.
Confira:
1 – Comida Oden
O nome Oden é uma referência a uma comida típica do Japão com o mesmo nome, que se come super quente, e é o prato preferido do personagem. O mesmo geralmente fica pronto após ferver por 1 hora, tempo esse que foi o exato período que Kaidou acordou com o samurai para tentar permanecer vivo sob fervura. Não atoa a frase celébre do personagem é “QUANTO MAIS FERVIDO MELHOR O ODEN FICA!”. Além disso, Oden faz aniversário no dia 22 de Fevereiro, que é considerado o dia Nacional da Comida Oden no Japão e vale acrescentar que o capítulo 972 que retrata a morte do personagem foi publicado no dia 22 de Fevereiro de 2020.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
2 – Susano’o-no-mikoto
Oda gosta muito de usar conceitos de mitologias para envolver alguns personagens, e no caso de Oden podemos ver muita semelhança entre o samurai e a divindade xintoísta Susano’o-no-mikoto. Afinal, ambos foram violentamente impulsivos e cometeram atos ultrajantes por imprudência que os fizeram ser banidos de suas de suas casas e após isso seguiram por um caminho de redenção através de atos de heroísmo. Além disso, ambos tiveram como inimigo uma figura malévola chamada Yamata no Orochi e também tiveram uma espada chamada Ame no Habakiri.
3 – Hércules
Oden tem referências na mitologia grega, na qual tem bastante semelhança com o Hercules, o herói e filho de Zeus. Afinal, além de ambos possuírem tremenda força física desde crianças, a história de Oden também possui muita semelhança com os 12 Trabalhos de Hércules. Por exemplo, o enfrentamento do porco da montanha é baseada no trabalho do Porco de Erimapeia, Kurozumi Orochi possui Akuma no Mi da Hidra que também era o monstro do segundo trabalho de Hércules, E por fim, o ultimo trabalho de Hercules é sustentar o peso do mundo em seus braços, para que a divindade Atlas procurasse os pomos de ouro e a forma com que Oden segura seus bainhas no fogo é idêntico ao herói grego.
4 – Miyamoto Musashi
A escolha por Oden ser um espadachim dos estilo de duas espadas, passa pela intenção de Oda de fazer referência a Miyamoto Musashi que usa o mesmo estilo. O mesmo fora considerado o maior samurai da história do Japão.
5 – Ishikawa Goemon e a morte no caldeirão fervente
Talvez a principal referência que Oda usou foi na morte de Oden, que dialogou diretamente com a morte de um antigo herói fora-da-lei japonês do Séc XVI chamado Ishikawa Goemon. O mesmo foi condenado a morte junto com seu filho e o meio pra isso seria também um caldeirão fervente, diz a lenda que Ishikawa salvou seu filho o segurando no alto por muito tempo, enquanto fervia em óleo quente, semelhante a morte de Oden.
Bônus: Oden e a canção do lorde tolo
Ao cantar a música do lorde tolo, Oden cita todos os ingredientes usados para fazer o prato Oden. Além disso, cada tanga que é usada durante a dança tem o nome de um desses ingredientes. Vale acrescentar também que Oda revelou que a comida preferida de cada bainha é derivada de um desses ingredientes que compõe Oden
Criado, roteirizado e ilustrado por Eiichiro Oda, One Piece segue a história de um grupo de piratas liderado por Monkey D. Luffy. Após herdar um chapéu de palha do pirata Shanks o Ruivo, Luffy decide se tornar o Rei dos Piratas.
Dessa forma, o garoto que comeu a fruta da borracha, começa sua aventura pela Grand Line em busca do incomparável tesouro One Piece.
Atualmente no Brasil, a obra pode ter seu mangá adquirido através da Editora Panini e seu anime assistido nas plataformas Cruchyroll e Netflix. Ademais, recentemente a obra teve uma série Live Action anunciada que está sendo produzida pela Netflix, ainda sem previsão de estreia.